Você está aqui: Página Inicial Material História História do Brasil Brasil Colônia Escravidão no Brasil - Início

Escravidão no Brasil - Início

A escravidão no Brasil teve início já na primeira metade do século XVI, com a produção de açúcar no nordeste. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias para serem utilizados como mão de obra escrava. Os africanos eram vendidos como se fossem mercadorias para os senhores de engenho e os mais saudáveis e aptos a trabalhar custavam mais, bem mais, do que fracos, velhos e mulheres.A partir do século XVIII os escravos passam a ser usados também nas regiões auríferas como mão-de-obra nas minas de ouro.

brasil 14A maneira mais fácil de trazer os escravos era nos porões de navios (chamados de navios negreiros). Eles viam em péssimas condições de vida, amontoados e quase sem comidas. Muitos morriam e seus corpos eram jogados ao mar.

Eram tratados da pior maneira possível. Trabalhavam de sol a sol, com roupas rasgadas e pouca alimentação. Viviam em senzalas (galpões ao lado das casas grandes, com pouca higiene e úmido) acorrentados para que não fugissem. Caso fugissem e fossem pegos eram castigados fisicamente, com chicotes e o troco (pedaço de pau onde eram amarrados e chicoteados até não aguentarem mais).

Os escravos, praticamente, só trabalhavam. Não podiam praticar suas religiões e eram obrigados a serem católicos; tinham de aprender o portugues e deixar de praticar suas festas e rituais. Mas apesar de tudo, a cultura africana não foi completamente apagada.

As mulheres negras eram usadas como domésticas nas casas grandes e quase não faziam trabalho pesado. Eram cozinheiras, arrumadeiras, damas de companhia e até amas de leites em algumas colônias.

Os negros até tentaram reagir a escravidão. Criaram revoltas, se uniam e fugiam em bandos e no meio da floresta, de preferência em lugares altos, criavam os chamados quilombos: comunidades organizadas onde poderiam praticar sua cultura, falar sua língua e fazer seus rituais. Um dos quilombos amis importantes foi o Quilombo dos Palmares, comandado pelo Zumbi, grande lider a favor da libertação dos escravos.

brasil 15
Zumbi dos Palmares